terça-feira, 19 de outubro de 2010

ACOLHIMENTO É TEMA DE CAPACITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DO GUILHERME ABATH

19:23 Segunda-feira, 18 de Outubro de 2010

A ação segue diretrizes da gestão municipal e da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde

Por Clara Albuquerque

Cerca de 40 profissionais da Unidade de Cuidados Integrais à Saúde Professor Guilherme Abath participaram, durante toda esta segunda-feira (18), de uma oficina sobre acolhimento. Eles receberam orientação sobre a melhor forma de receber e escutar os pacientes que procuram o centro de saúde. A ação segue diretrizes da gestão municipal e da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde.

“Embora o nível de satisfação dos nossos usuários seja excelente, queremos aprimorar a nossa integração com o restante da rede, melhorando a oferta da unidade”, disse o gerente operacional Rodrigo Cariri. Entre os temas abordados ao longo da capacitação estavam a agilidade na recepção e a organização do fluxo dos pacientes no local.

Presente no evento, o gerente de Atenção Básica, Aristides de Oliveira Neto, comentou sobre a importância da iniciativa. “Para acolher, o profissional precisa se responsabilizar pelo problema do outro e direcionar uma escuta qualificada ao paciente. O modelo de acolhimento é oposto à formação de filas e entrega de fichas. Ao ser atendido num estabelecimento médico, o paciente é encaminhado segundo suas necessidades. Muitas vezes, o que o paciente precisa é simplesmente falar e pretendemos otimizar esse recebimento”, explicou.

“É importante a defesa da vida em sua amplitude. Não apenas assegurando o acesso ao medicamento, mas a missão com a saúde integral que vai além do corpo”, ressaltou a gerente de Práticas Integrativas e Complementares do Recife, Luciani Burichel.

O treinamento desta segunda-feira reflete a continuidade do diálogo permanente com toda a rede de saúde municipal. Participantes de outras unidades interagiram com os profissionais da casa também. “Acho muito importante discutirmos todos os conceitos com os quais trabalhamos para aprimorar nosso exercício. Quem vai acolher precisa, primeiro, ouvir. Aqui, posso perceber que a prática funciona e é tudo o que o usuário precisa”, diz a técnica de enfermagem do Guilherme Abath, Ivana Martins Delgado.

Guilherme Abath - A Unidade de Cuidados Integrais à Saúde Professor Guilherme Abath segue diretrizes do Ministério da Saúde que garantem ao paciente o acesso ao tratamento técnico e a terapias de outras culturas como homeopatia, fitoterapia e medicina antroposófica.

Com encaminhamento de qualquer unidade de saúde, o usuário tem direito a acupuntura, nutrição, homeopatia, yoga, tai chi chuan, lian gong, bioenergética e psicomotricidade relacional para crianças. Outras atividades são fornecidas sem a necessidade de prescrição médica, a exemplo de dança e percussão, automassagem, danças circulares, meditação e oficina de alimentação saudável.


fonte: Site da Prefeitura do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário