terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Nutrição - NAPI

A alimentação saudável é um dos eixos de ação do NAPI, desenvolvida pelo Núcleo Nutrição Integral, constituído por duas nutricionistas e uma técnica em Nutrição. A estratégia desenvolvida é o apoio matricial (atendimentos compartilhados e participação nos grupos) e construção de curso de capacitação, chamado: Multiplicadores em Alimentação Saudável.
A perspectiva de tal núcleo apóia-se na construção de propostas pedagógicas emancipadoras de promoção da Segurança Alimentar e Nutricional  local. Visa promover ações de estímulo ao consumo de frutas, verduras e produtos integrais, aliado à visão da sustentabilidade socioambiental da produção de alimentos. Engloba o incentivo ao aproveitamento integral dos alimentos e ações educativas para uso de sementes germinadas e brotos, conhecida no Brasil como Alimentação Viva. Esta é considerada uma corrente alimentar, presente na Nutrição Complementar Integrada. É baseada no princípio da vitalidade dos alimentos, priorizando o consumo dos alimentos na sua forma mais vital (brotos, sementes germinadas e vegetais crus). A introdução destes alimentos na alimentação diária pode trazer benefícios à saúde e contribuir para a promoção da alimentação saudável. 
Desde agosto/2010 são realizadas oficinas semanais na UCIS, com uso de técnicas da alimentação viva, de forma a ensinar àqueles interessados a introduzir estes conhecimentos no cotidiano. Nas oficinas são realizadas práticas culinárias, com preparo de suco de clorofila e outras receitas, além de ensinar o processo da germinação. Para participar basta se inscrever na recepção da UCIS ou ligar para: 3355-6142. 
Para saber mais a respeito da alimentação viva:
- PROJETO TERRAPIA. Alimentação Viva na Promoção da Saúde e do Ambiente. Disponível em: http://www4.ensp.fiocruz.br/terrapia/.
- WIGMORE, A. Energia Vital – o poder de cura que existe em você. Gaia: São Paulo, 1994.


--
Thaisa Santos Navolar
 
Nutricionista do Núcleo de Apoio em Práticas Integrativas e Complementares (NAPI) Recife-PE
Mestre em Saúde Coletiva (UFSC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário