sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Experiência de Recife em Fortaleza


 
       Nos dias 30 de maio a 01 de junho, aconteceu em Fortaleza o I Congresso Internacional de Psicomotricidade Relacional. O evento foi organizado pela ABPR - Associação Brasileira de Psicomotricidade Relacional e NEPPCIAR - Núcleo de Estudos e pesquisas em Psicomotricidade Relacional do Centro Internacional de Análise Relacional - CIAR.


Kátia Santos, durante a apresentação da experiência da UCIS
  
A Psicóloga e Psicomotricista Relacional Kátia Santos, profissional da UCIS Professor Guilherme Abath e do Centro Integrado de Saúde - CIS, apresentou um trabalho abordando o tema Psicomotricidade Relacional: Uma Experiência Implantada em Unidade de Saúde do Recife. A mesma relatou sua experiência, que é pioneira na rede de saúde com a terapia psicomotora. Esta prática vem funcionando desde fevereiro de 2010 com acompanhamento sistemático de crianças e adolescentes socialmente desfavorecidos e em situações de vulnerabilidades. Em janeiro deste ano a rede de cuidados foi ampliada com a chegada das profissionais Bianca Pontes e Deborah Melo, vinculadas ao Núcleo de Apoio à Práticas Integrativas (NAPI). 
 
 

Atualmente é disponibilizado o acompanhamento das crianças e adolescentes com a prática da Psicomotricidade Relacional nos distritos sanitários I, II, III, IV e V, mas, devido à referência da UCIS Guilherme Abath, crianças de cidades vizinhas e do interior do estado também estão sendo beneficiadas.
 

O tema diversidade e perspectiva de inclusão teve como objetivo unir experiências dos profissionais que atuam na área de desenvolvimento humano e, principalmente, daqueles ligados às áreas de educação e saúde, posicionando a Psicomotricidade Relacional como método que comprovadamente abre novos caminhos no desenvolvimento do potencial humano, instigando ações inclusivas que elevam o nível de participação ativa na sociedade, efetivando o conceito de cidadania, atuando de forma direta na educação infantil, fundamental, educação especial, entre outros.


 O encontro constituiu-se como uma oportunidade para compartilhar e promover a integração de práticas e estudos ligados a este método de trabalho, mas, principalmente, marca um diferencial no âmbito da saúde e educação, porque se propõe a dar uma atenção especial às práticas inclusivas na educação, na clínica e na sociedade, levando em conta o aproveitamento máximo da diversidade inerente às relações humanas.

 Participaram grandes nomes nessa área, que asseguraram uma programação inédita com superação das expectativas de um encontro memorável:
Anne Lapierre - França - Criadora da Psicomotricidade Relacional e da Análise Corporal da Relação
Miguel Llorca Llinares - Espanha - Doutor em Educação, Psicólogo, Psicomotricista e autor de vários livros sobre o assunto).
Leopoldo Vieira - Brasil - Mestre em Educação Especial pela UERJ, Pós-Graduado em Movimento Humano pela Boston University, Pedagogo, Educador Físico, Analista Corporal da Relação Didata, Psicomotricista Relacional Didata, Diretor do CIAR, autor de artigos científicos e livros publicados sobre o tema
Maria Isabel Bellaguarda Batista – Brasil - Psicóloga, Psicomotricista Relacional Didata, Analista Corporal da Relação, Diretora do CIAR Fortaleza, autora de artigos científicos e livros publicados sobre o tema
Ibrahim Danyalgil Jr. - Brasil - Educador, Psicomotricista Relacional, Analista Corporal da Relação, Presidente do capítulo Pernambucano da SBP, Diretor do Ícone - Desenvolvimento Psicomotor em Recife.
Rejane Maia – Brasil – Mestre em Psicologia e Desenvolvimento pela Universidade Autônoma de Madri e pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais da Argentina, nas quais fez pós-graduação em Construtivismo e Educação. Licenciada em Pedagogia. Diretora Pedagógica da Escola Apoio – PE e consultora educacional na área de formações continuada de professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário