quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Práticas corporais chinesas


Além do mais conhecido Tai Chi Chuan, existem outras práticas corporais com origem na Medicina Tradicional Chinesa.




LIAN GONG em 18 terapias

Deve-se buscar o movimento dentro da serenidade,
e encontrar a serenidade dentro do movimento.
Princípio das artes corporais chinesas

        É uma série de exercícios elaborados pelo médico/ortopedista chinês, Dr Zhuan Yuan Ming, e introduzidos no Brasil pela professora Maria Lucia Lee em 1987.
       O Lian gong em 18 terapias apresenta exercícios de fácil execução, e são realizados com o acompanhamento de uma musica instrumental chinesa que orienta a sua execução.

       A 1ª Parte ou 18 terapias anterior tem como objetivo prevenir e tratar de dores no corpo e restaurar a sua movimentação natural. Trabalha o eixo do corpo: Pescoço, Ombro. Coluna e Pernas. Embora os exercícios proporcionem uma movimentação global, cada série de exercícios focaliza determinadas articulações e grupos musculares .
      A 2ª Parte ou 18 terapias posterior tem como objetivo prevenir e tratar de dores nas articulações, tenossinovites e disfunções dos órgãos internos.
      A 3ª Parte ou 18 terapias continuação I QI GONG tem como objetivo prevenir e tratar as doenças das vias respiratórias.


ZU YEN SU

´A força do yang deve deslocar-se todos os dias no sentido do exterior.
Ao nascer do dia, a exalação do ser humano anima-se, ao meio dia a exalação
Do yang é mais abundante; quando o sol se desloca para o ocidente, o yang declina
E a porta de exalação fecha-se”
O livro de medicina do Imperador amarelo

      Técnica criada pelo médico da MTC, Dr. Hu Yao Zhen, mestre de Qi Gong (prática de cultivo do Qi) e transmitida pela sua filha Hu Yue Xien durante o Seminário de Qi Gong realizado no Centro de Educação em Saúde do SENAC-SP em agosto de 1998.
      Trata-se de um encadeamento muito simples de exercícios, que devem ser praticados pela manhã, com a finalidade de permitir que a exalação do Yang qi do nosso corpo, desperte de forma plena a cada manhã, juntamente com o despertar da natureza, beneficiando principalmente o rosto, os órgãos dos sentidos e na proteção de nosso corpo.
.

28 PERCUSSÕES PARA SAÚDE E LONGEVIDADE

Caminhante não há caminho”.
O caminho se faz ao andar.”
Miguel Hernandez – poeta Espanhol

      Consiste em percutir os principais pontos da acupuntura localizados ao longo dos meridianos, objetivando harmonizar a circulação do Qi.(sopro vital) no corpo.


XIANGGONG – TREINAMENTO PERFUMADO

Quanto mais os ramos de uma árvore
balançam ao vento, mais forte é o seu tronco
e mais profundas são suas raízes”.

      Prática milenar fundamentada nas tradições do Zen Budismo, recentemente divulgada (1988), pelo prof. Tian Ruisheng e introduzida no Brasil pela Prorfᵃ Maria Lucia Lee em 2001.
      Trata-se de uma serie de exercícios compostos por dois níveis de treinamento:
      No nível, mantendo os pés enraizados no chão, 15 movimentos são realizados com os antebraços e as mãos em varias direções, com o objetivo de fortalecer os sopros de defesa e expulsar os sopros perversos (doenças).
      No nível 2, 15 movimentos são realizados com os membros inferiores e superiores de forma coordenada, com o objetivo de fortalecer os sopros de nutrição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário