quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Forum de PICs - Biodança


A Biodanza® é um sistema que tem como propósito a renovação do organismo, o desenvolvimento e integração do ser humano.

     Na palestra que iremos desenvolver será apresentada sua metodologia, que consiste na produção de vivências integrativas geradas a partir da atuação no Sistema límbico-hipotalâmico, que entre outras funções, promove a harmonia e bem-estar orgânicos e favorece a saída do estado de estresse e a dissolução de sintomas de origem psicossomáticos. Essas vivências são geradas a partir de músicas e movimentos específicos que criam situações para um encontro mais sensível consigo, com as pessoas, com a natureza e o universo.
  

Falaremos também sobre sua atuação no desenvolvimento das potencialidades que cada ser humano trás de herança genética, através de sua ação sobre cinco linhas de desenvolvimento de potenciais: Vitalidade, Sexualidade, Afetividade, Criatividade e Transcendência. O desenvolvimento dessas linhas de vivências promove mudanças saudáveis na qualidade de vida das pessoas, resgata a alegria, coragem de viver, sentimento de sacralidade da vida e possibilita a construção de relações e vínculos mais saudáveis.
 

O Sistema Biodanza® foi criado pelo poeta, psicólogo e antropólogo chileno Rolando Toro Araneda no ano de 1964, quando ensinava a disciplina de antropologia médica na Universidade de Medicina do Chile.
Pode ser aplicada a diferentes grupos: adultos, crianças, adolescentes, idosos e grupos com situações específicas como deficientes motores, portadores de câncer, doentes psiquiátricos, portadores de Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, entre outros. Estes grupos, com situações clínicas específicas, devem ser trabalhados por um facilitador com competência nessas áreas. Na ocasião da nossa palestra, projetaremos algumas fotos de trabalhos realizados com diferentes grupos.

Currículo dos Profissionais:

Lorena França de Oliveira: É fisioterapeuta, graduada pela UFPE, em 1983, formada pelo criador do sistema, prof. Rolando Toro no curso de didata de Biodanza, sendo licenciada em 1996 pela International Biocentric Foundation. É diretora da Escola de formação de facilitadores de Biodanza Sistema Rolando Toro de Aldeia dos Camarás. Coordena o Centro de Biodanza e Atividades Biocêntricas de Pernambuco desde 1997, onde possui grupos regulares de Biodanza em Boa Viagem, Torre e Aldeia e realiza cursos e oficinas com escolas, empresas e demais instituições. Desenvolveu grupos de Biodanza com gestores e professores da rede pública de Recife, Bom Conselho, Cruz das Almas, Moreno, Ipojuca, Cabo, Gravatá e Goiana, como Instrutora do SENAC-PE, da ONG Movimento Tortura Nunca Mais e através do próprio Centro de Biodanza de PE. Trabalhou sistematicamente com Biodanza em instituições diversas como a ASPAD (Associação de Pais e Amigos dos Portadores de Síndrome de Down), Associação Beneficente Criança Cidadã, ONG Casa de Passagem e como voluntária no presídio Prof. Aníbal Bruno.
Facilitou vários trabalhos para ONGs e associações como SOS Corpo, SENAP, FETAPE, Sindicato de professores de Pernambuco, Caixa Econômica, Segurança Nordeste de Valores,entre outras.

Luciana Castro : É graduada em Psicologia pela (2003-FACHO), com especializações em psicologia nas organizações (2006- unicap) e saúde coletiva (2012Ffuneso). facilitadora e formadora do curso de formação em terapia comunitária integrativa (Aquarius - desde 2008) e facilitadora de biodança. Realiza oficinas de terapia comunitária e biodança no NAPI/CIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário